Thursday, July 26, 2012

Tradicional x Ágil

Tradicional x Ágil


Bom, hoje vou falar de um tema muito recorrente em minha vida e minhas pesquisas na internet. A velha discussão sobre tradicional x ágil!

Não vou falar especificamente de CMMI/MPSBr contra SCRUM/XP nada disso, mas principalmente sobre modelos de pensamento tradicional contra o ágil!

Acho engraçado o modismo exacerbado com relação a tecnologias e métodos, engraçado porque as pessoas não procuram se aprofundar nas questão desses modismos (seria um problema causado pela Síndrome da Pressa?) e simplesmente ignoram as premissas básicas ditadas por estes.
Nesse momento o pensamento ágil impera nessas pessoas!

"Precisamos aprender isto pois irá aumentar nossa produtividade!"

O imediatismo toma conta, assim verdadeira mentalização e aprendizado se perde, para dar lugar a "rápida escalada" da produtividade. Mas será que isso é mesmo o importante?
Na verdade o que fazemos é pegar todo nosso aprendizado, crenças e achismos tradicionais e colocar mais tradicionalismo em cima, achando que estamos melhorando, agilizando ou qualquer que seja a palavra. Mas a verdade é que não estamos. Estamos apenas colocando mais cobertura sobre um bolo de  1 metro de altura.


O problema é não conseguirmos sair de nossa zona de conforto, nosso Ok Plateau e outros mais nomes dados ao nosso verdadeiro medo (Aprendizado Contínuo). Então surgem aquela amálgama de soluções lindas e perfeitas, misturando o pensamento Tradicional com o Ágil, fazendo não só aumentar a produtividade como manter os lindos e complexos processos do modo como estão.
As pessoas se enganam, o poder é o que conta mais, por isso os métodos tradicionais são tão fortes ainda nas empresas e essa amálgama de soluções surge. Manter o pensamento tradicional, mas tentando agiliza-los o máximo possível.

Tudo isso só mostra que enquanto uns são extremistas demais (e corretos), outros ficam em cima do muro, destruindo e denegrindo a real imagem da agilidade. Escolha seu lado, ou você é tradicionalista ou agilista, esse meio termo, na verdade só serve para manter e postergar ainda mais o modelo mental tradicional e impedir o novo. Pare de querer ficar criando métricas e processos que impedem o real trabalho de ser feito! Não se esconda por trás dos processos, faça acontecer, crie e inove o quanto é necessário, não viaje na maionese, LEAN é a palavra para sua agilidade. Nada de ficar criando projetos monstros, meses de planejamento. MVP nisso! simples, rápido, responsável e parceria.
Ensine seu cliente ou mande-o embora! Parceria, nada de você compra e eu forneço, se até as empresas estão tentando criar um ambiente social para seus produtos, porque a sua empresa quer ir na contra mão?
Será que não é hora da sua empresa (você) refletir os rumos que esta indo e verificar se o que se esta fazendo é correto? Lembra da nossa conversa sobre Missão, Visão e Valor? Hora de parar de se esconder atrás das portas, tirar os esqueletos do armário e corrigir o que esta de errado.

Nunca é tarde para recomeçar...

Falowaer!

Friday, July 13, 2012

Currículum Vitae

Currículum Vitae

Boas! Essa postagem será um pouco mais técnica. Na verdade, nos últimos dias eu fiquei colocando no ar um "site" que na verdade é um currículo online meu. Pois é, você pode se perguntar: Currículo online? Mas não tem vários sites que fazem isso?

A resposta é sim, e ao mesmo tempo não.

Sim, existem vários sites que permitem você colocar la seu currículo, e muitos são bem bacanas! Mas ano passado, eu ouvi e vi um cara falar o seguinte:
"Então você trabalha com informática, e não tem um currículo online que você mesmo fez?"

Fiquei pensando sobre o assunto e cheguei a conclusão de que um currículo online feito por mim mesmo, passa a idéia, de que:
  • Eu sei fazer design de um site, mesmo que pequeno;
  • Sei codificar na linguagem que eu escolher pro meu "site";
  • Sei usar o banco de dados o qual escolhi;
  • Sei configurar, mesmo que basicamente um server.
Realmente eu sei fazer tudo isso, mas como colocar em 1 página A4 todas essas informações e outras mais para alguém avaliar? Alguns podem até afirmar que um currículo extenso vai afugentar os contratantes, mas se você possuir as duas opções (um curriculo em pdf de 1 página A4, e um "site" com uma bela descrição), pode vir a facilitar o contratante, quem se interessar poderia ir la no seu "site" e ler mais sobre você.

Perceba que a intenção não é ser um blog, mas talvez uma página agregadora, com informações extras que você queira colocar, no formato que você escolher!

Bom, finalmente resolvi fazer isso, e pra começar aprendendo mesmo, resolvi usar o heroku!
Como eu gosto muito de python e ja faz um tempinho que o heroku habilitou python la, resolvi que iria utilizar ambos!
Mas ai fiquei com uma dúvida, seria ideal usar o django pra fazer uma mera página? Achei mesmo que não, e acabei escolhendo usar o flask e não me arrependo não. É um framework bem simples, leve e rápido de aprender.
Acabei o "site", ficou muito legal, mas sabe quando você pode melhorar? Foi o que fiz!
Resolvi colocar o mongodb e o mongoengine rodando, para fazer algumas coisas simples e usar para evitar repetição de html (na parte das keywords e livros). Ficou jóia!
Com toda a certeza, ainda tem coisas que posso melhorar e acrescentar, como por exemplos os projetos que tenho online! É, eu tenho uns "programinhas" disponíveis na internet (mais especificamente no Google Code, mas vou coloca-los no github), que podem enriquecer ainda mais meu currículo online, sendo que no pdf A4 de 1 página não caberia (beleza que num tem tanto programa assim neh).

Resumindo? Não espero que consiga altos empregos com isso, mas acredito que possa dar um pouco mais de visibilidade para quem um dia poderá me contratar!


Quer ver como ficou o trabalho "pronto"? Clique aqui!

Na próxima postagem eu coloco todos os passos que fiz!
falowaer ;)